Se colocássemos em uma linha do tempo todas as transformações
sociais, culturais e históricas pelas quais as mulheres passaram a
partir da década de 1960, certamente nos surpreenderíamos. Juntamente à
intensa contestação de costumes engendrada pela Contracultura, o
feminismo se destacou por ousar expor assuntos proibidos às mulheres,
como: participação política, sexualidade livre e nova configuração
familiar. Todas as manifestações possuíam um único foco: a mulher como
dona de si e de sua vida.
Claro que, como movimento de contestação
humano, o feminismo resiste e, junto às muitas transformações
sócio-culturais, possibilitaram às mulheres ainda que em parte a
condição de serem senhoras de seu destino. E em 1995, a Natura mira seu
olhar para essa nova mulher, jovem e independente, e cria uma fragrância
específica para elas. Kriska nasceu com uma essência jovem que se
mantém até hoje. A fragrância valoriza o prazer da liberdade de escolha.
É uma marca que mostra o lado bom de todas as conquistas femininas, que
é a possibilidade de escolher ser o que realmente desejam, conta
Estevan Sartorelli, gerente de perfumaria da Natura.
Com uma
combinação de notas frescas e frutadas e um complexo floral, sustentado
por um fundo amadeirado, ambarado e baunilha, Kriska foi o primeiro
perfume da companhia desenvolvido para o público feminino jovem. Por
esse motivo, a linha marcou época e conquistou fidelidade junto ao
público feminino, consolidando-se como a sexta maior marca de perfumaria
feminina no Brasil no ranking de 2013 de valor da Kantar.
O caminho
olfativo da fragrância criada por Thierry Bessard, perfumista francês da
H&R casa de fragrância criadora na época, predecessora da Symrise
é adocicado sensual e conquistou as jovens que passaram a ter um novo
olhar sobre suas vidas especialmente no que diz respeito à opção de
serem o que quiserem, já que não é (mais) preciso ser tudo.
A
embalagem original representava essa jovialidade feminina da essência,
com um frasco em formato oval que tem como principal ornamento a tampa
cor-de-rosa, de linhas retas bem em sintonia com o início dos anos
1990 que se combinam para formar uma flor. Os traços retos que
compunham o nome do perfume estampado no frasco encerravam o visual
rebelde e moderno, mas ainda assim, feminino, do produto.
Maioridade e maturidade
Durante
os 18 anos da linha (1995 a 2013), com o objetivo de acompanhar seu
público-alvo que, não somente se identificou com a marca, como cresceu
junto com ela, a Natura lançou novas fragrâncias e produtos dentro da
linha. Como Kriska Jeans, Kriska Flores, Kriska Frésia e a mais recente
Kriska Liberdade, de co-criação de Verônica Kato, perfumista exclusiva
da companhia com a Givaudan. Para atender ao nosso público lançamos novas
fragrâncias e produtos. Após o lançamento da fragrância clássica Kriska
complementamos o portfólio da marca, nos dois anos seguintes, com
emulsão perfumada e desodorante spray. Em 2002, lançamos uma nova
fragrância Kriska Jeans e adotamos a mesma estratégia de construção de
portfólio utilizada na fragrância clássica. Em 2007, lançamos Kriska
Flores e no ano seguinte Kriska Frésia, explica o gerente de Marketing
da perfumaria Natura, Eduardo Albuquerque.
O último lançamento,
Kriska Liberdade, acompanhou o redesenho das embalagens da linha em
comemoração aos seus 18 anos, fazendo um convite à mulher ser verdadeira
com ela mesma, ousando questionar estereótipos e padrões. Nós
relançamos Kriska em 2013 para adequar a marca à estratégia de
Perfumaria Natura. Investimos em um novo design, embalagem e conceito e,
com isso, abraçamos a oportunidade da feminilidade contemporânea. Esse
relançamento foi estratégicos para Natura, pois trouxe mais sofisticação
ao nosso portfólio e fortaleceu a nossa perfumaria no mercado
brasileiro, comenta Estevan Sartorelli.
Com a proposta inédita e
atemporal de fazer parte da vida de mulheres cada vez mais
independentes, Kriska é clássico e contemporâneo ao mesmo tempo e
convida mulheres de todas as idades a encontrarem sua essência para além
do frasco de seu perfume.