Clássicos da Perfumaria: Senador, Memphis - Luxuoso aroma

Clássicos da Perfumaria: Senador, Memphis - Luxuoso aroma
Desde 1973, o sabonete em barras Senador, da Memphis, vem mantendo um padrão de classe para o homem brasileiro de várias gerações diferentes


A classe é um trato. Dentro da sociedade, sempre foi determinante para separar homens de meninos. Já a sofisticação, para o homem, torna-se um estilo de vida. Algo que não é uma questão de dinheiro ou classe social, mas a maneira com que ele se porta e caminha na longa jornada que é a vida, com todos os seus meandros, desafios e situações. Seu jeito de andar, suas roupas e, um dos primeiros detalhes que é percebido mesmo à distância, o cheiro.
O sabonete Senador está presente no mercado brasileiro há mais de 40 anos. Já com expressão dentro do mercado consumidor brasileiro, a marca clássica de sabonetes masculinos fora adquirida pela Memphis em 1979. Após sua aquisição, produto passou por um processo de reformulação desde seu cheiro até sua embalagem, se moldando daquele momento em diante para se tornar o sabonete que hoje é um artigo muito mais do que voltado para a higiene pessoal básica, mas sim um complemento a um estilo de vida masculino. 

Mudar é se atualizar
Com o passar dos anos, apesar de manter o cerne de sua proposta, sua fragrância passou a mudar e se adaptar para atender às diferentes exigências do homem contemporâneo. "Nesses anos, a linha Senador passou por diversos incrementos, muitos deles concebidos para adaptar o produto, e agora suas várias extensões, às mudanças de perfil de consumo do homem brasileiro", afirma Carlos Valotta, diretor Comercial da Memphis. Utilizando-o não somente como produto para a higiene pessoal, mas também como perfumador de ambientes, gavetas e roupas, o sabonete teve seu aroma ainda mais reconhecível pelo consumidor, sobretudo no Nordeste, região onde é mais vendido atualmente. 

Naturalmente, assim como tudo, o passar dos anos fez com que o homem contemporâneo mudasse. Portanto, sua demanda olfativa fez com que o aroma do produto tivesse uma série de detalhes alterados conforme cada geração passava, mas não deixando que sua identidade fosse perdida, passando a ser uma tradição de pai para filho, principalmente por notas centrais que foram mantidas, firmando essa relação afetiva com o cheiro.
O Senador ganhou uma carga sinérgica ao arquétipo masculino que filmes como James Bond estabeleceram, exemplificando que a testosterona e a força masculina não precisam necessariamente estar ligadas ao antigo estereótipo rude e sem modos que o cinema havia trazido para o público anos antes, principalmente através de filmes do Velho Oeste, protagonizados por John Wayne e Clint Eastwood. 

Refinamento de dentro para fora
Assim como o próprio personagem do espião britânico mudou com o passar dos anos - passando do clássico Sean Connery ao atual, e não tão refinado, Daniel Craig -, o produto acompanhou os tempos. Entretanto, como dito, sua pirâmide olfativa manteve traços desde seu lançamento. Seu corpo amadeirado, por exemplo, é o que fez de sua fragrância tão icônica e ligada ao caráter forte masculino. Outra nota que vale prestar atenção em sua pirâmide é o aldeído, um ingrediente sintético muito versátil e utilizado em vários perfumes, popularizado principalmente pelo clássico Chanel N°5. Toques verdes em seu corpo e um fundo com vetiver, musgo de carvalho e patchouli trazem esse cheiro forte, encorpado, mas sem ser incisivo ou forte demais.

Já a embalagem também contribui para a sensação de classe. Sua caixa traz detalhes que se assemelham a cortinas de veludo, utilizadas em teatros de alta classe. O conjunto visual faz menção, justamente, aos teatros antigos, frequentados pela elite. "Por ser um produto premium e tradicional, trabalhamos com uma embalagem que entrega justamente esses diferenciais que estão presentes desde sua fragrância até a identidade visual", pontua Carlos sobre o conceito presente, desde as matérias-primas do produto até a embalagem que a envolve. "Se tornou um item de fácil identificação no ponto de venda. Pela sua tradição e qualidade, é um produto que chama a atenção dos nossos atuais e potenciais consumidores", continua.
}

Comentários ()

Notícias relacionadas

Blogs

Tags