Doses de oportunidade

Mercado global de dispensers deve seguir em forte ritmo de crescimento, aponta a Euromonitor  

 
Considerados itens que agregam valor ao produto, os dispensers – as bombas que quando pressionadas liberam produtos como sabonetes ou hidratantes, são um dos tipos de tampa cuja participação mais cresce no mercado de higiene e beleza. Práticas e higiênicas, durante muito tempo elas foram consideradas artigos de luxo no mercado brasileiro. Mas, se o País seguir alinhado com o resto do mundo, a tendência é que cada vez mais, o sistema se difunda para todo o mercado.

Um dos fatores que ajuda a explicar o sucesso dos dispensers é a boa performance que a categoria de sabonetes líquido vem obtendo em âmbito global. “Os pumps dispensadores são muito próximos dessa categoria”, diz Regina Maiseviciute, analista sênior de Embalagens da empresa de consultoria britânica Euromonitor International. De acordo com os números da consultoria, em 2012 foram comercializados no varejo mais de 800 milhões de unidades desse tipo de produto. A performance é bastante superior ao do segmento de sabonetes em barra.

Agregando novos mercados

Mais não é só do crescimento de categorias clássicas para o uso dos dispensers, que esse tipo de tampa oferece boas oportunidades de avanço. O melhor exemplo disso está na categoria de produtos anti-idade. Altamente dinâmica, os produtos dessa categoria tradicionalmente são acondicionados em frascos de vidro ou plástico, acompanhados por belas tampas plásticas com fechamento do tipo rosca. Apesar disso, os dispensers estão ganhando popularidade como um aplicador útil para a categoria, graças principalmente ao avanço do sistema Airless, que evita o contato do ar com a formulação. “Os dispensadores do tipo Airless permitem a aplicação da dosagem correta – algo importante para produtos que custam tão caro, e previne o produto de contato com o ar, evitando  alterações de cor ou que o produto fique seco”, explica Regina.

Mas a crença nos dispensers não para por aí. Segundo a consultora, o desenvolvimento de produtos utilizando mais ingredientes naturais de alto valor, sem parabenos e contendo menos preservativo, vão ajudar a puxar o uso do sistema para cima.

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