A Natura estréia hoje (25/08), a campanha publicitária de Natura Naturé, sua nova linha de produtos infantis, que substitui a Natura Criança.
A primeira parte da campanha começa com a apresentação em salas de cinema da rede Cinemark do filme A Grande História da Água, em que crianças aparecem contando o caminho percorrido pela água até chegar à torneira, num ambiente de brincadeira e descontração. A peça publicitária intercala ilustrações com imagens das protagonistas, que foram escolhidas em diferentes regiões do país.
Em vez de simplesmente comunicar a chegada de uma nova linha de produtos, estamos iniciando um movimento cultural. Identificamos a água como vínculo principal entre o universo das crianças e as primeiras noções de consciência ambiental. Queremos que o tema água se torne um grande assunto, para que possa ser compartilhado entre pais e filhos, diz Alexandre Peralta, presidente e diretor de criação de PeraltaStrawberryFrog.
No sábado, a campanha chega a TV aberta e às revistas. Numa delas, haverá um anúncio em quatro páginas (duas duplas sequenciais), representando a transição da criança que usava a linha Mamãe & Bebê para a nova fase, de Natura Naturé. Também serão veiculados filmes nos canais de TV paga. A segunda parte da campanha entra no ar em agosto, com mídia em cinemas e uma versão condensada do filme para as TVs aberta e paga.
A campanha inclui peças que foram produzidas com crianças, mas para falar com os pais, tanto que o nosso plano não contempla divulgações em canais infantis ou durante programações para crianças e, no cinema, elas sempre estarão acompanhadas do responsável, complementa José Vicente Marino, vice-presiente de negócios da Natura.
Um grande diferencial da campanha será a linguagem descritiva para cegos presente no filme que será veiculado nas TVs. Basta acionar a tecla SAP para que a dinâmica do filme e seu conteúdo sejam explicados pelo locutor. Um anúncio numa revista de grande circulação vai alertar as pessoas para a novidade. Com essa iniciativa inédita no país, nas palavras de José Vicente, a empresa mostra a sua preocupação com todos os públicos.
O próprio nome já diz o que é essa linha: ré, em tupi, significa amigo. Naturé, portanto, é amigo da natureza. De forma divertida, Natura Naturé incentiva essa amizade por meio de suas embalagens, que se transformam em brincadeiras que contam histórias sobre a água e também do livro infantil Tchibum no Mundo! A Grande História da Água.
A linha tem 17 novos produtos. Suas formulações, além de seguras, possuem cores, texturas e fragrâncias diferenciadas e inusitadas, especialmente desenvolvidas para proporcionar momentos prazerosos de descobertas antes, durante e depois do banho.
Os cartuchos viram brincadeiras e as embalagens, que seriam descartadas, acabam reforçando o cuidado com a natureza. Os nomes dos produtos são inspirados nas palavras que nasceram dos sons das coisas, das pessoas e dos animais. São onomatopéias que falam a língua do universo infantil. A loção hidratante, por exemplo, é Lero-lero e as colônias são Fiu-fiu e Bem bom.
Mercado em ascensão
Natura Naturé tem como foco um mercado que movimentou cerca de R$ 1,09 bilhão (fonte: Euromonitor), ao longo do ano passado. Em termos comparativos, o mercado adulto de produtos anti-sinais movimentou R$ 806 milhões, 35% a menos. Segundo o mesmo estudo, a categoria infantil é um mercado que vem crescendo a uma taxa média de 16,3% ao ano. O maior mercado infantil do mundo, os Estados Unidos, movimentou US$ 814 milhões e cresceu a uma taxa de 5,2%.
Consciência Ecológica
O conceito da linha Natura Naturé mostra, por meio de brincadeiras e histórias sobre a água, as primeiras noções de consciência ambiental de forma lúdica, poética e divertida. A criação da linha levou quatro anos e contou com apoio de médicos, pediatras, psicólogos, pedagogos e enfermeiros.
A água foi o elemento escolhido para disseminar o cuidado com a natureza nas crianças. Histórias sobre ela são contadas nas embalagens dos produtos, o que inspirou a edição do livro infantil Tchibum no Mundo! A Grande História da Água, escrito exclusivamente para a Natura por Simone Fonseca.
Com tiragem inicial de 540 mil exemplares, o livro pode ser adquirido gratuitamente na compra de qualquer colônia da linha. Desse total, 15 mil livros serão distribuídos para escolas públicas. A ação faz parte de Encontros de Leitura, projeto financiado pela Natura cujo objetivo é apoiar professores na tarefa de despertar os alunos de quatro a seis anos para a leitura, hábito que contribui de maneira efetiva para o processo de alfabetização.