Um olhar sobre o mercado de cosméticos naturais e orgânicos

O fundador e diretor da Organic Monitor, Amarjit Sahota, dá uma prévia sobre as abordagens que serão feitas durante o Sustainable Cosmetics Summit. Confira
 

Quais são os três pilares da sustentabilidade?
Em geral, nos referimos aos três pilares de sustentabilidade como ambiental, social e econômico. A maioria das empresas de cosméticos está se concentrando no pilar ambiental da sustentabilidade.

Como podemos definir o pilar financeiro?
O pilar econômico refere-se aos aspectos financeiros da sustentabilidade. Sem economia sustentável, as empresas não existiriam. Quando nos referimos à economia da sustentabilidade, abrangemos aspectos como a desigualdade de renda, participação nos lucros, preços justos, distribuição de lucros, etc.

Por que a indústria da beleza não valoriza essa questão e se preocupa apenas com pegada ambiental?
Não é apenas a indústria da beleza, a maioria das boas empresas de consumo se concentra nos aspectos ambientais, porque é mais fácil do que o social e o econômico. Algumas empresas estão olhando para os aspectos sociais, como políticas justas de RH, Responsabilidade Social Corporativa e filantropia corporativa. No entanto, a maioria está preocupada com os aspectos ambientais.

Como os ingredientes alimentares podem ser tendência na indústria dos cosméticos?
Um número crescente de empresas de cosméticos estão utilizando ingredientes alimentares. Eles os aproveitam como uma nova fonte de ativos, ou para substituições de produtos químicos sintéticos.

Isso pode se tornar um nicho?
Ainda é um nicho pequeno, mas em crescimento. Muitas marcas internacionais já estão usando ingredientes alimentares; eles incluem Avon, Oriflame, The Body Shop (L’Oréal), Lush, L’Occitane, Weleda, etc. No Brasil, Natura e O Boticário também utilizam ingredientes alimentares em alguns de seus produtos.

Pode-se esperar novas tecnologias?
Sim, já estamos vendo algumas empresas utilizando métodos de extração sustentáveis (como a tecnologia de fração zeta), e as técnicas de química verde, usando agricultura à base de ingredientes / alimentos.

}

Comentários ()

Blogs

Tags